Indicações

Ansiedade

A ansiedade é percebida através de sensações subjetivas como de estar nervoso, tenso, inquieto, preocupado e/ou com medo de alguma pessoa ou situação, as quais vêm acompanhadas de sensações físicas como o aumento da transpiração, da pressão sanguínea e do ritmo respiratório, palpitação no coração, agitação motora, entre outras.

Os sintomas da ansiedade estão ligados às reações de estresse naturais do organismo, diante de situações reais ou imaginadas, que são percebidas como ameaçadoras ou que exigem muito da pessoa que a experimenta.

Nossa sociedade contemporânea e urbana, com seu ritmo acelerado, avanço tecnológico e outras características próprias, traz um contexto que é incentivador de características ansiosas. A sensação de aceleramento do tempo, a quantidade de tarefas a serem realizadas, o acesso fácil a informação e comunicação e cobranças por respostas rápidas, por exemplo, são fatores provocadores de ansiedade. A questão é que isso tem se tornado cada vez mais um problema psicológico e prático, pois muitos perdem a “justa medida” e experimentarão um grande sofrimento e descontrole da própria vida diante desse contexto.

O sofrimento se instala quando a ansiedade ultrapassa certo ponto, a partir do qual ela deixa de favorecer a adaptação ou a reação adequada a cada situação e contexto. Falando de outra forma, quando a preocupação com algo e/ou o medo de não dar conta das situações está tão grande que impede a pessoa de realizar ações importantes para seu dia-a-dia.

Alguns fatores serão considerados para se avaliar o quadro de ansiedade de uma pessoa, que vão além da identificação da presença de um determinado número de sintomas e sentimentos tais como os citados. Também é considerado o início do surgimento deles, o tempo de sua duração, os desencadeadores e, principalmente, o quanto este estado está afetando o funcionamento de sua vida. Dessa avaliação dependerá o encaminhamento do processo psicoterápico e a necessidade ou não de outros acompanhamentos, inclusive médicos.

Os transtornos mais conhecidos ligados à ansiedade são: Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtorno ou Síndrome do Pânico e as Fobias.

 

Estresse | Ansiedade | Depressão | Doenças Psicossomáticas | Escolhas Profissionais e Trabalho | Outras

 

 
Tatiana Maria Sanchez - Psicóloga Clínica
Rua Luminárias, 271 • Pinheiros • São Paulo-SP • Próximo ao metrô Vila Madalena
Telefones: (11) 3815-5467 e 3815-9620