Indicações

Depressão

Foto: Luana BarcelosA depressão é um estado de sofrimento psíquico muito comentado na atualidade, mas muitas vezes mal compreendido.

Vemos que ainda é comum que algumas pessoas olhem para uma pessoa com depressão severa e a julgue como “fraca” ou “cheia de frescura”, como se ela estivesse nesse estado por simples falta de força de vontade. Outras ainda vão no sentido contrário, considerando que qualquer pessoa que esteja sofrendo diante de situações difíceis da vida, expressando tristeza, insatisfação, frustração ou desmotivação está “deprimida”.

Ambos os estados psicológicos merecem atenção e podem se beneficiar de um processo psicoterápico, porém a depressão considerada como clínica é composta de uma série de sintomas conjugados que expressam alterações, inclusive em nível neuroquímico, que podem causar graves prejuízos físicos e psíquicos.

Entre as áreas afetadas estão o sono, o apetite, a disposição física, o aparecimento de sintomas físicos persistentes (como dores de cabeça ou de estômago), além dos aspectos psicológicos que vão além do sentimento de tristeza, como o abalo na autoconfiança e autoestima, a presença de uma visão especialmente pessimista de si e do mundo e o abandono de si mesmo até em seus cuidados básicos.

Ao observarmos nossa cultura atual e seu funcionamento, podemos, de certa maneira, interpretar a depressão como uma forma de reação subjetiva de algumas pessoas diante das dificuldades e conflitos contemporâneos. Vista dessa forma, a depressão seria uma forma legítima de expressão de uma angústia existencial, vivida a partir das contradições, exclusões, agressividade e competitividade existentes no mundo em que vivemos.

Assim como nos quadros de ansiedade, alguns fatores devem ser considerados para se avaliar a possibilidade de um quadro de depressão clínico. A presença de um determinado número de sintomas e sentimentos será considerada juntamente com o início do surgimento deles, o tempo de sua duração, os desencadeadores e, principalmente, o quanto este estado está afetando o funcionamento de sua vida. Dessa avaliação dependerá o encaminhamento do processo psicoterápico e a necessidade ou não de outros acompanhamentos, inclusive médicos.

A depressão tem causas múltiplas, podendo surgir associada a outras doenças físicas, a partir de situações causadoras de estresse, ter uma influência genética e de histórico familiar ou mesmo surgir sem um motivo imediato e aparente.

 

Estresse | Ansiedade | Depressão | Doenças Psicossomáticas | Escolhas Profissionais e Trabalho | Outras

 

 
Tatiana Maria Sanchez - Psicóloga Clínica
Rua Luminárias, 271 • Pinheiros • São Paulo-SP • Próximo ao metrô Vila Madalena
Telefones: (11) 3815-5467 e 3815-9620