Atendimentos
Orientação Profissional
Orientação Profissional/Vocacional (adolescentes e jovens em sua 1ª escolha)
Reescolha Profissional (jovens cursando faculdade)
A escolha da faculdade ou curso técnico é um dos primeiros momentos em que o adolescente ou jovem vive a situação de fazer uma escolha que trará consequências significativas em sua vida adulta. É uma iniciação ao mundo adulto, algo ainda desconhecido como experiência direta, que desperta sentimentos contraditórios, dúvidas e ansiedades.
Uma escolha consciente não é simples, pois envolve muitos elementos inter-relacionados: o jovem com suas características, interesses e habilidades; seu desenvolvimento e maturidade psicológicos; o funcionamento familiar; sua realidade socioeconômica; grau de informação sobre o mercado de trabalho e realidade das profissões, entre outros.
Diante desse contexto complexo, muitos precisarão de auxílio para explorar e compreender todos os elementos relacionados, se beneficiando de uma orientação profissional ou vocacional (outro termo utilizado para se referir a esse tipo de processo).
Público-alvo:
- Adolescentes (cursando o 9º ano do ensino fundamental ou no ensino médio) e jovens que desejam entrar em um curso técnico ou superior e estão em dúvidas sobre o que escolher.
- Jovens que já cursam uma formação técnica ou superior, mas estão insatisfeitos e com dúvidas sobre seu prosseguimento.
Objetivos:
Auxiliar jovens estudantes a refletir sobre suas escolhas profissionais, explorando caminhos que possam trazer maiores possibilidades de satisfação e realização em sua iniciação ao mundo do trabalho.
Duração:
A orientação ocorre dentro de uma média de 10 atendimentos individuais com o jovem, de uma hora cada, podendo ocorrer uma ou duas vezes por semana. Também poderão ser realizados mais atendimentos com os pais ou responsáveis no início e final do processo.
Processo:
Durante os atendimentos serão utilizadas diversas técnicas que ajudarão na exploração de si mesmo e das possibilidades do mundo acadêmico e profissional, levando o jovem ao refinamento gradual da escolha. Entrevistas, testes psicológicos, atividades para realização dentro e fora do atendimento, jogos, aprendizagem de pesquisa e outras serão usadas dentro de um diálogo contínuo.
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